O cálculo renal são pedras geradas pelos cristais existentes na urina e ficam acumuladas nos rins causando dor e desconforto.
A maior parte dos pacientes exibem os seguintes sintomas: dor muito forte, quase insuportável, que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção à virilha. É uma dor que se manifesta em cólicas, náuseas e vômitos, sangue na urina, suspensão ou diminuição do fluxo urinário, necessidade de urinar com mais frequência, infecções urinárias.
Causas mais frequentes: obesidade, predisposição genética, dieta rica em proteínas e em sal, sedentarismo, volume insuficiente de urina, fatores ambientais, como o clima quente, exposição ao calor ou ao ar condicionado no trabalho, baixa ingestão de líquidos, obstrução das vias urinárias, hiperparatireodismo, imobilização prolongada, presença de doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn.
O tratamento pode ser indicado por um médico urologista, com auxílio de medicações para controle da dor e expelir voluntariamente o cálculo. No caso do cálculo não ser expelido espontaneamente, se faz necessário outros procedimentos, como: cirurgia para retirar o cálculo dos rins ou do ureter após sua fragmentação. Dependendo do caso, embasado em uma ampla investigação clínica e laboratorial, é utilizado medicações que modificam a composição da urina.