A apneia é um distúrbio responsável por interromper a respiração por um curto período e repetidas vezes durante o sono. Ela pode ser causada por obesidade, estar posicionado de barriga para cima enquanto dorme, obstrução das vias aéreas, amigdalas e adenoides grandes, entre outros.
Sintomas como sono agitado, dor de cabeça, perturbação da memória e ronco podem ser identificados por quem tem apneia.
Umas das formas de tratar essa patologia é tentar posicionar-se de lado quando dormir, perder peso e tratar o que está causando a obstrução nasal.
Outro distúrbio do sono é o ronco, ele é caracterizado pelo ruído produzido durante o sono enquanto uma pessoa está dormindo. O som do ronco é causado pela vibração dos tecidos moles, como a garganta e o palato mole, devido à passagem de ar restrito.
É mais comum em homens e tende a aumentar com a idade. Vários fatores podem contribuir para o ronco, incluindo: Obstrução das vias aéreas, isso pode ser devido a um nariz entupido, amígdalas aumentadas, desvio de septo nasal ou preservação nasal devido a alergias, sobrepeso, rinite, entre outros.
Os sintomas do ronco podem variar de pessoa para pessoa, entre eles, o principal é o ruído alto durante o sono.
O tratamento do ronco e dos distúrbios do sono depende da causa subjacente do problema. Adotar métodos como mudanças no estilo de vida podem ser suficientes para reduzir ou eliminar o problema, evitar álcool e drogas sedativas durante várias horas antes de dormir, dormir com a cabeça elevada (mais bem alcançado utilizando dispositivos de posicionamento do leito ou do corpo como cunhas), perda ponderal de peso, tratar quaisquer congestões nasais.