Centro Médico Cavalcante - exames

exames medicos cmc

Exames laboratoriais - Veja a seguir a relação de exames que são realizados através do Centro Médico Cavalcante.

 

  • Colposcopia Open or Close

    Colposcopia é a técnica que consiste no exame de colo de útero, aplicando uma solução de 3% a 5% de ácido e lugol na área afetada.

    No exame, o médico ou enfermeiro mantém o colo do útero aberto e o banha com uma gaze embebida de ácido. Passado um minuto, as lesões pré-cancerosas aparecem tomando uma cor esbranquiçada, podendo ser vistas através do colposcópio.

  • Eletrocardiograma Open or Close

    Um eletrocardiograma (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.

    O exame é habitualmente efetuado por técnicos e interpretado por médicos.

    O coração apresenta atividade eléctrica por variação na concentração citosólica de iões cálcio. Os eletrodos sensíveis são colocados em pontos específicos do corpo e registram esta diferença eléctrica.

  • Laboratório de analises clinicas Open or Close

    A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames. 

    As análises podem ser realizadas por vários profissionais diferentes como: farmacêuticos, bioquímicos, médicos ou biomédicos, sendo que esses devem ter previamente o conhecimento necessário na área de análise clínica e conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão fiscalizador. 

    A análise clínica, como já foi dito, é feita a partir de um exame pedido pelo médico. Essa análise ajuda a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde. O exame pode incluir, por exemplo, a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisadas e servirem para construir dados. Como esse material pode variar de natureza e de utilidade, os profissionais que irão analisá-lo também são variados.

  • Laringoscopia Open or Close

    A Laringoscopia é um procedimento realizado para diagnosticar doenças da laringe. Tal exame é realizado sob anestesia tópica da faringe e da laringe supraglótica. O procedimento é realizado através da boca, com o paciente sentado, permitindo o diagnóstico das doenças da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e da laringe, em especial das pregas vocais. Desta forma vê-se detalhadamente as estruturas da laringe, em busca de lesões orgânicas ou funcionais.

    As crianças permitem, na maioria das vezes, a realização da laringoscopia com maior facilidade. Eventualmente a laringoscopia pode não ser tolerada por náuseas ou resistência do paciente. Nesta eventualidade pode ser feita a FIBRONASOFARINGOLARINGOSCOPIA. Saliente-se que a tolerância à laringoscopia ultrapassa a 95%.

  • Papanicolau - Citologia oncótica Open or Close

     O exame de citologia oncótica conhecido também por exame preventivo do colo do útero, papanicolau ou PapTest, é, no Brasil, a principal estratégia escolhida para o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis.

  • Ultrassonografia Geral Open or Close

    A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicinamoderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Por meio de uma ultrassonografia com doppler, o médico é capaz de ver o fluxo sangüíneo nos principais vasos. 

    Fornece diagnóstico de imagens que complementa aquele feito com raios-X, medicina nuclear e ressonância magnética. Ultrassom não fornece a qualidade de imagem desses outros métodos, e é suscetível a artefatos, mas possui grandes vantagens em relação aos demais exames radiológicos: 

    • Não é um exame caro; 
    • É um exame presente em diversas clínicas e centros hospitalares; 
    • É de rápida execução; 
    • É realizado em tempo real; 
    • Permite maior contato entre o paciente e o radiologista; 
    • Pode ser feito com um instrumento ao lado da cama do paciente; 
    • É seguro, pois não utiliza radiação. 

    Pelo fato de transmitir as imagens em tempo real, tal técnica é muito importante para o estudo do funcionamento dos órgãos.

Dicas de Saúde

O que é Check-up?

O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos...

Leia mais...